quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Discriminação musical


A discriminação musical é um assunto que há tempos me ronda a cabeça, e que tento colocar para fora.

Pois aí vai:

Sabemos que preconceito é um conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério. Ok, muitas pessoas afirmam que não gostam de certo tipo de coisas, ou melhor, que detestam. Mas se você perguntar o porquê, ela não irá responder, pois a maioria não gosta por não gostar.

E o pior, essas pessoas que não gostam, e não sabem o motivo, também discriminam os outros indivíduos que apreciam a tal coisa.

O fato é o seguinte, como vocês podem ler no perfil de meu blog, estou estudante do curso de Letras. Aí vocês irão pensar: "Ixi, ele gosta de rock, pop, pop rock, músicas melódicas, enfim, essas músicas que a maioria escuta."

Isso não condiz com minha pessoa. Gente 98% do meu gosto musical é de FORRÓ(cearense), e os outros 2% é destinado ao restante dos ritmos.

Na verdade, eu sou MUITO eclético, escuto de tudo, mas minha preferência é o forró, como a de uns amigos meus é Madonna, Britney, Amy Winehouse[ela morrerá em breve], Cold Play, Pearl Jam, Travessia de Surdos, Los Hermanos, MPB, enfim, do mesmo modo que eles possuem um estilo musical preferido eu tenho o meu.

Todo mundo adora dizer:"Forró é sem cultura; As letras são horríveis; Não existe letra no forró; Forró é a cara da favela...", e por aí vai.

Ok, todos temos direitos de expor nossas opiniões, mas devemos nos colocar no lugar dos outros, pois nem sempre o que falamos e do jeito que falamos, é bom de se ouvir.

Um episódio que aconteceu comigo:

Estava no campus de minha universidade juntamente com meus colegas, quando de repente surge uma pessoa [não me lembro quem era], e diz: "caralho pessoal, pára tudo, vai ter Cordel do Fogo Encantado na calourada, vocês acreditam?" Aí todo mundo: "Não, mentiraaaaa, sério que vai ter Cordel do Fogo Encantado cara? Putz que massa." E o povo naquela agitação, gritando, e correndo, como se o Lula tivesse renunciado à presidência, quando eu faço a minha INOCENTE indagação: "Ei, o que é Cordel do Fogo Encantado?"

Meu caros, todos que estavam ao meu redor pararam, me olharam e disseram:
"Você não conhece Cordel do Fogo Encantado? Caralho tu vive em que país? Se mata João Luis."

Meus caros leitores e amigos, qual a obrigação que eu tinha de conhecer o raio da m*#%da, da banda 'Cordel do Fogo Encantado'?

Eu respondo: NENHUM.

Mas tipo, se eu chegasse perguntando se alguém sabia uma determinada música da banda Forró do Muído, ou Forró Real, ele iriam olhar para mim com olhos de desprezo e pena.

Ai, o fim da picada.

Se você gosta de um estilo musical, ÓTIMO para você, agora lembre que todos têm um ritmo favorito, e que não é só por que você não acha um estilo 'nobre', você tem o direito de rebaixar, falar mal, ou desprezar as pessoas que escutam e apreciam aquele tipo de música.

Então fica minha palavra de protesto contra esse tipo de discriminação e qualquer outro.

Um comentário:

Cris Medeiros disse...

Se eu disser para vc que não tenho meus preconceitos musicais estaria sendo uma boa hipócrita. Mas eu luto contra eles, porque não devemos cultivar nenhum tipo de preconceito!

Gosto de forró pra dançar, acho super divertido! E sou bastante eclética com relação à musica

Beijos